Ceres é um planeta anão situado no cinturão de asteroides entre marte e jupiter, e ele tem cerca de 950 km de diâmetro. Ele tem cerca de 25% de sua superfície de água. E isto faz com que este pequeno planeta tenha algo em comum com o nosso planeta.
Usando o observatório espacial Herschel os cientistas descobriram sinais de vapor em sua superfície o que faz com que a atmosfera deste planeta seja fria.
Os sinais luminosos.
Ceres e seus dois pontos luminosos |
Recentemente este pequeno planeta foi uma das principais notícias no meio científico. A sonda Down tirou uma foto em alta resolução de uma cratera deste pequeno planeta, onde no qual aparecem dois pontos iluminados. O que seriam estes pontos?
Segundo um dos pesquisadores da missão Down, Chris Russell, estes pontos luminosos podem ter origem vulcânica. E outros pesquisadores falam que pode ser a luz do sol refletindo em blocos de gelos deste planeta.
A foto mais recente foi tirada em 19 de fevereiro e estava a 46 mil km de distância da superfície de Ceres. A sonda Down entrará em orbita no dia 06 de Março.
Os cientistas estão ansiosos por mais foto em alta resolução deste pequeno planeta, e nós também.
Fiquem bem!
Ceres esta situado no cinturão de asteroides, ou no “bracelete esculpido” conforme conta a história da batalha celeste.
ResponderExcluirComo surgiu o cinturão de asteroides? Bom, a ciência atual ainda tem dificuldade de explicar isso, mas tudo já foi explicado anteriormente.
Quem não conhece a história da batalha celeste, convido a ler o “Livro Perdido de Enki”, mas por hora, resumidamente cabe se dizer que o cinturão foi formado pelo impacto de Tiamat com Nibiru, onde parte do antigo planeta (Tiamat) foi destroçado (virando o cinturão de esteroides), e a outra parte aqui estamos hoje (Terra “Ki”). Logo é muito provável que Ceres tenha água, assim como os demais materiais da Terra, pois um dia foram um só.
Fiquem bem!